terça-feira, 14 de abril de 2009

PÁSCOA JOVEM 2009



Nos dias 9,10 e 11 de Abril eu tive a experiência mais marcante na minha vida. Uma páscoa diferente. Onde nao me preocupei com chocolates. Mas sim com seu real significado.

Eu antigamente não acreditava muito nessas coisas espirituais. Mas essa experiência me fez rever meus conceitos. Muita gente pode achar uma besteira essa história de Jesus. Então encare como um simples personagem de um "livro" chamado bíblia. Não como o "Salvador".

Foi no colégio Marista Champagnat em Porto Alegre. No primeiro dia dessa minha experiência, dia 9, teve uma encenação do Domingo de Ramos e Jesus "pegando" seus discípulos. O resto do povo, que resultava em umas 40 pessoas, foi ajudando na encenação participando com ramos. Logo depois fomos para a capela da escola e participamos da última ceia de Cristo, onde todos partilharam um pão e um "suco" que significava o vinho. Depois teve a encenação do lava-pés. Mas foi só nos discípulos. Começava aí, a condenação de Cristo. Fomos dormir ( dormimos no ginásio ). Fomos acordados 2 da manhã para ver a condenação de Jesus. Uma coisa chata pelos 8°C. Mas foi mto legal. No dia seguinte fomos visitar a Restinga em Porto Alegre. Lá, fizemos uma acolhida nossa na comunidade, convidando as pessoas para visitarem a missa da sexta feira santa. Bom, teve a missa, foi diferente pq não celebramos a eucaristia, pois Jesus morreu na sexta feira santa, e se celebra quando Cristo morreu. Depois da missa, teve a procisão do Cristo Morto. ANDAMOS MUITO !!! Quando chegamos no colégio, fomos jantar e logo depois, visitamos a capela da PUCRS, praticamente do lado da escola, fomos lá para refletir sobre a morte de Jesus. No outro dia, o último, foi sua ressureição. O que ela quer dizer ? Onde encontramos Cristo ? O que levou isso ? Isso tudo foi a base do dia. Para acabar foi feita uma gincana, muito legal, embora meu grupo ficar trancado na primeira prova, pois tinha que achar uma pista dentro de um campo de areia... AFF, mto ruim...

Era a despedida da Páscoa Jovem, estava se acabando. Mas a amizade dos 53 jovens e quase 20 educadores que estavam lá não se apagaram. Hoje somos amigos, até demais.

E o jumarão nos espere !!!