sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

( Feliz ) Ano Novo

Eu não tenho nada a reclamar de 2010. Eu conheci a Bruna Nicola, a Gabriela Gava e a Gabriela Trezzi, as quais me fizeram/fazem muito feliz quando eu falo. Conheci a Alice em Janeiro, por uma amiga, e meu deus, vivi ótimos momentos com essa guria e foi uma das pessoas que mais marcaram o ano pra mim, com tantas coincidências e vontades, a gente se entende. Nesse ano eu me tornei mais amigo ainda da Ana Carolina e tive a felicidade de ter o Renan Mielke do meu lados nas horas mais difíceis, outra coisa que aconteceu foi que eu fiz uma pessoa chorar e outra me bater quando mudei de turma no meio do ano, e lá eu tinha três amigos: o João Vicente, o Matheus Herrmann e o Renan. E agora tenho grandes grandes companheiros que fizeram do dia 17 de Setembro um dos mais significativos da minha vida ( KDVV ). Percebi que amigos de verdade NUNCA vão se separar, mesmo estando gravados no pulso ou unidos por uma pulseira. Em 2010 eu fiz um twitter pra mim, me apaixonei três vezes, me decepcionei milhares, chorei várias, ri em muitas e ainda assim valeu a pena. Descobri pessoas pela internet que podem compartilhar emoções comigo, e um grande exemplo disso eu devo à Ana Völker, por ter me colocado em um chat de uma banda que eu não conhecia, com pessoas que eu não conhecia, e que hoje são a prova de que internet constrói amizades. Em 2010 eu me aproximei da Bruna ( a do sobrenome lindo e complicado ), aquela menina que me fez chorar e gritar várias vezes. Consegui virar amigo dos amigos dos meus amigos, ou o irmão deles, como o Lucas Nascimento, irmão do João e o Yago, irmão do Renan. Esse ano eu fui no Curso de Liderança Marista 2010 ( CLIMA ) e agradeço à Pastoral Juvenil Marista ( PJM ) por me fazer uma pessoa mais completa a cada término de ano, desde a sexta série. Em 2010 eu perdi amigos que voltaram a ser meus amigos meses depois, e essas lições eu vou levar pra sempre. Tive que me desprender da minha vida de 6 anos ao lado de pessoas muito boas pra mim, para encontrar outras e seguir com a minha vida. Esse ano eu decidi e fiz planos para todo o meu futuro, sabendo exatamente o que eu quero fazer e quando fazer. Tive a ajuda do meu primo David Reis que me fez enxergar que a calma é a melhor coisa que se deve ter para obter sucesso e me apresentou a publicidade como forma de ver as coisas de um jeito diferente. Em 2010 eu chorei vendo filme no cinema, chorei vendo que tinha perdido uma amizade e chorei porque eu era fraco demais pra me declarar. Mas eu sorri demais ao estar em um show com meu melhor amigo, ser abraçado pelas pessoas que me querem bem e poder retribuir isso. Esse ano eu fui chamado de arrogante, de imbecil, de engraçado, de criança, de gente fina, de vileiro, de amigo. E eu agradeço tudo isso. Não foi fácil pra mim, nesse ano, passar pelo penúltimo ano da escola e ver que tudo isso vai acabar ano que vem e coisas acabam, é normal. Dia 29 de Dezembro desse ano, ontem, eu tirei o calendário gigante de 2010 que eu tinha colado na parede, e fiquei horas pensando nisso, porque mais um ano passou, e era hora de eu ver o que eu realmente levei desses 365 dias de luta. Em 2010 eu participei do teatro de encerramento do 3º ano, onde eles entregaram uma camiseta simbólica para o segundo ano, e essa camiseta foi eu quem recebeu e trouxe pra casa, e agora, cabe a mim e várias pessoas aproveitarem esse último momento. Em 2010 eu tentei começar a tocar violão com a ajuda do João Vicente, mas me dei melhor com uma câmera na mão. Foi nesse ano que eu perdi o show da minha vida, vulgo show de Paul McCartney em Porto Alegre. Semana passada eu decidi organizar todas as fotos que a minha família guarda de todos os momentos da nossa vida, e não foi fácil ver que a escolinha e o pré acabou e você nunca mais viu aqueles seus colegas pirralhos. Essa fase da escolinha durou 3 ou 4 anos, mas eu vou acabar uma fase de 11 anos, e vai tudo acontecer de novo mais uma vez. Em 2010 eu vi um terremoto acontecer em um dos países mais pobres do mundo, e me fez pensar no que a gente está construindo. O Haiti ficou na mídia por ser o país do terremoto, e agora alguém está pensando neles ? Esse ano eu decidi, como meta e objetivo de vida, que vou fazer trabalho voluntário em algum país da África ou em algum que necessite ajuda urgente. Em 2010 eu também vi os mesmos mendigos na rua em que eu volto pra casa, e pensei que é mais fácil ajudar eles do que ajudar o Haiti. Só que no Brasil as pessoas são estranhas, franzem a testa e não fazem nada, e se eu pudesse com meus 16 anos, fazer alguma coisa, faria. Eu gostaria muito que alguém me respondesse porque ainda existe tanto ódio e rancor acumulado nas pessoas. Nesse ano, eu li um livro que mudou o meu jeito de pensar, e me fez ver a vida de outro jeito. Eu decidi promover a paz e o amor para o próximo, não apenas para mim. E pra lembrar disso, gravei isso em mim para o resto da minha vida. Em 2010 eu passei mais um natal com uma cadeira vazia. Eu perdi uma das minhas bisavós, aquela de 94 anos que sempre sabia quando eu chegava em casa e o que acontecia na novela das oito. Esse ano eu vi que a frase " até que a morte nos separe " é falsa, pois mesmo mortos, um casal está junto nesse momento. Uma das frases desse ano é uma em que estava no subnick do msn de uma amiga: " A vida é muito curta e gastamos nosso tempo com bobagens. Eu preciso de alguém que me dê coragem para enfrentar tudo que eu quero nessa vida. Tive a consciência de que nada acontece por acaso, e a de que cada pessoa que cruza teu caminho, veio para te mostrar uma mensagem. Hoje é dia 30 de Dezembro de 2010 e ainda vão acontecer coisas amanhã, o último dia do ano. E não quero dizer que meu ano foi chato e que eu não fiz nada, porque eu fiz sim, e foram ótimas.Todo dia temos uma novidade pra contar. Só que essa novidade vem em preto e branco, só precisamos colorir da nossa maneira. Porque quando você tem tudo, você também pode perder esse tudo. E é rapidinho pra isso acontecer. Então caminhe, vá aproveitar o dia a noite porque você não sabe o que vai acontecer amanhã. Uma frase diz que o bem e o amor superam tudo. O amor é a resposta de tudo, para todas as perguntas. Então tente fechar os olhos e imaginar a sua vida como quiser. Abra os olhos e ponha em prática. So make peace and love. ☮




Lucas Borba dos Santos.